A 37ª edição da Apas Show, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina, recebeu 120 mil visitantes, contou com a participação de cerca de 850 expositores, incluindo mais de 200 internacionais, distribuídos em cinco pavilhões do Expo Center Norte.
A Apas Show deste ano teve foco no conceito “Além de Alimentos”, abordando temas relevantes para o setor varejista como tecnologia, inovação, logística, finanças e infraestrutura. A feira refletiu sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, como a hipersegmentação e o aumento do consumo de alimentos frescos e saudáveis, além do aquecimento do mercado nacional.
Hipersegmentação do mercado alimentício
Um dos temas abordados foi a hipersegmentação do setor alimentício, caracterizada pela fragmentação do mercado em nichos específicos, decorrente das mudanças nos hábitos de consumo, com demandas personalizadas e avanços tecnológicos.
Atualmente, os consumidores têm preferências e necessidades individuais mais diversificadas, impulsionando a busca por alimentos orgânicos, veganos, sem glúten, plant based, entre outros. Essa hipersegmentação desafia as empresas do setor a se adaptarem rapidamente, desenvolvendo estratégias de marketing e produção voltadas para atender às demandas de segmentos específicos, que proporcionem uma maior oferta de produtos diferenciados no setor de alimentos.
Alimentação saudável
O Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte foi dedicado ao setor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV e apresentou três temas principais: Fresh Station, Fresh Farm e Natural Station. A divisão destacou que a alimentação saudável tem se consolidado como uma tendência relevante no setor alimentício. As pessoas estão adotando hábitos alimentares que promovem o bem-estar e a qualidade de vida, valorizando produtos naturais, frescos e nutritivos e impulsionado empresas a desenvolverem e oferecerem opções saudáveis.
Supermercados e tendências de consumo sustentável
O evento reforçou que os supermercados desempenham um papel importante na economia brasileira, representando cerca de 2,1% do PIB nacional e 7% do PIB de São Paulo. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis das empresas. De acordo com pesquisa realizada pela Shopper Experience, 52% dos entrevistados priorizam produtos ou serviços de empresas que investem em sustentabilidade. Além disso, 66% dos entrevistados afirmaram que deixaram de consumir marcas ao tomar conhecimento de comportamentos antiéticos. Essa tendência é particularmente forte entre a geração Z, que adota uma postura mais ativista em relação às marcas.
Perspectivas para o setor
Ao refletir as transformações sociais e as mudanças nos hábitos de consumo, o evento apontou caminhos para o varejo nacional. Com perspectivas para o futuro no setor, o e-commerce terá um papel fundamental, no entanto, as lojas físicas não serão deixadas de lado, pois a experiência presencial e o contato humano são valorizados pelos consumidores. Além disso, a sustentabilidade e a responsabilidade social serão mais relevantes, com consumidores exigindo produtos alinhados a valores ambientais e sociais.