Pague com seu rosto: o que está por trás do novo método de pagamento da C&A.
Em poucos minutos, as pessoas poderão ter sua compra paga apenas com o reconhecimento de seus rostos ― sem precisar de documentos. De olho no futuro do varejo, a C&A lançou em suas lojas físicas uma nova forma de pagamento: biometria facial. O cadastro é feito através de aplicativo da loja e, uma vez registrado, o rosto passa a ser associado à conta do cliente em qualquer unidade da marca. Por enquanto, o meio de pagamento está disponível para os clientes do C&A Pay.
Isso significa, que a partir de agora, as pessoas poderão ter sua compra paga apenas com o reconhecimento de seus rostos, sem precisar de documentos. E essa tendência está só começando. O mercado global de pagamentos biométricos deve crescer 62% até 2030, segundo relatório “O Futuro dos Pagamentos”, lançado em abril pela Mastercard. É uma das principais apostas na área de pagamento sem contato, que deve movimentar US$ 9,8 trilhões no mundo até 2026.
O QUE É C&A PAY?
Trata-se de um aplicativo da varejista, usado por clientes para acessar crédito digital, fazer compras ou pagamentos nas lojas da C&A. Também oferece alguns benefícios, como: fila expressa no caixa, caixa para presente, provador com mais peças, entre outros.
“Aos consumidores, o método proporciona uma melhor experiência de compra com agilidade e fluidez na hora de pagar pelos seus novos produtos. Em um momento em que o consumo é phygital ― termo utilizado para se referir à união das palavras físico (physical, em inglês) e digital nos negócios empresariais ―, tornar a compra presencial tão rápida quanto no e-commerce é fundamental”, diz em comunicado enviado à StartSe CEO da C&A, Paulo Correa.
A novidade faz parte de uma série de iniciativas que a empresa tem apostado para se consolidar cada vez mais com uma fashion tech. Elas vão desde o auto atendimento, em que o cliente tem mais autonomia para pagar as compras em totens disponíveis na loja, até a iniciativa de venda por WhatsApp e, agora, por biometria facial nas unidades físicas. Para que o plano de tornar-se uma FashionTech se concretize, a empresa criou uma estratégia de negócios chamada C&A Fashion Tech.
SEGURANÇA
Outro motivo que fez a C&A investir em pagamento por biometria facial é a questão da segurança. Espera-se que a companhia consiga prevenir fraudes de identidade, além de garantir a proteção de dados, já que atualmente transações fraudulentas são um dos grandes problemas para o varejo. Somente em 2020, foram calculados um prejuízo de R$ 27 bilhões no país e a perspectiva é de chegar a R$ 52 bilhões em 2025, segundo o Serasa Experian.
O varejo brasileiro está sofrendo os efeitos do cenário econômico local e mundial e das mudanças de comportamento dos consumidores pós-pandemia. Terão chances de crescer e sobreviver os negócios que souberem entender o consumidor brasileiro, e a partir disso, oferecer uma experiência de compra cada vez mais personalizada, simples e fluida. Esse movimento da C&A é apenas uma amostra das inovações do setor nos próximos meses. Outras tendências como Inteligência Artificial, óculos AR e automação e análises de dados estão chegando com força total. Não só para empresas de meios de pagamento, mas para negócios que querem transacionar mais rápido, com maior velocidade e pagando taxas mais baixas.
Boletim Startse – edição de 26 junho de 2023